domingo, 19 de maio de 2019

Observação de aves no Município de Capitão







             Seguindo nosso cronograma  de saídas, chegou a vez de conhecermos um município da parte alta do Vale do Taquari, município este que possui poucos registros fotográficos postados no site Wikiaves, e pouco explorado por nós do Coa Vales. O local  escolhido foi uma pequena gruta com uma bela cachoeira rodeada por morros com matas em suas encostas  e com pontos de vegetação  em ótimo estágio de regeneração.





Estrada local            Foto Alexandre Picoli




Estrada local II                                  Foto Alexandre Picoli





Pula-Pula-Assobiador                       Foto Alexandre Picoli



                Já no local por volta das 6:30 da manhã, aos poucos todos foram chegando, e sem demorar muito resolvemos partir para observação de fato percorrendo as estradas locais fotografando o que aparecia no caminho. A mata já se mostrava bem agitada, Nhambú- Chintã e sua vocalização inconfundível.....pra uns....pra mim as duas espécies que ocorrem aqui tem a voz muito parecidas, consigo identificar pela fisionomia, mas pelo canto nem pensar. Outras espécies foram observadas como Ferro-Velho, Tiê-de-Topete, Caneleiro-Preto, Arapaçú-Escamado-do-Sul, uma enormidade de Saíra-de-Papo-Preto, foi até assunto destacado pelo grupo a quantidade da espécie que foi avistada no local.





Pichororé                                             Foto Alexandre Picoli





Patinho                                   Foto Alexandre Picoli

 




Arapaçu-Escamado-do-Sul                               Foto Alexandre Picoli






Ação                                         Foto Cleberton Bianchini






Fêmea de Saíra -de-Papo-Preto                       Foto Morci Schmidt














Quete-do-Sul                                            Foto Morci Schmidt







Linda foto do Ferro-Velho/macho feita pelo Morci Schmidt







Hora da ação                            Foto Morci Schmidt







Abre-Asa-de-Cabeça-Cinza                                       Foto André Picoli





            Percorremos cerca de 7 km entre ida e volta onde fotografamos algumas espécies bem interessantes como o Abre-Asa-de-Cabeça-Cinza, Cabecinha-Castanha  Guaracava-de-Crista-Alaranjada, está última apenas escutamos sua voz, Verdinho-Coroado também foi avistado, Sabiá-Cica que é uma espécie bem comum de encontrar na parte alta do vale, boas fotos já é outra realidade, não dá muita moleza pro fotógrafo. Outro que se observa na maioria das vezes que saímos para a parte alta do vale e que também endurece com o fotógrafo é o Cuiú-Cuiú, passam voando no alto com sua vocalização inconfundível. Por volta das 10:30 horas começamos a retornar usando do mesmo procedimento, observando e fotografando o que aparecia no caminho.




Abre-Asa-de-Cabeça-Cinza                                       Foto Morci Schimidt
   






Macho de Beija-Flor-de-Fronte-Violeta                    Foto Morci Schmidt






Abre-Asa-de-Cabeça-Cinza                             Foto Alexandre Picoli











                Na chegada a gruta nos despedimos de alguns integrantes que infelizmente não ficariam para o almoço. Aos que permaneceram o almoço seria preparado no local, que por sinal possui uma bela estrutura,  pavilhão com churrasqueiras, banheiros, energia elétrica , mesas com bancos e uma capela onde regularmente e rezado missas,  nosso amigo Cleberton estava com sua camisa da sorte e de missa, muito famosa entre os integrantes do Coa Vales, mas infelizmente no dia não teve missa,  por outro lado, não sei se pela camisa do amigo, mas fomos sim afortunados   com um belo almoço preparado pelo Astor.





A hora do almoço.        Foto Morci Schmidt






confraternização                                    Foto: Cleberton Bianchini






           Nesses tantos anos de observação percebo a gritante falta de espécies perto de quedas de água, no tempo que estivemos no local enquanto era preparado o almoço, cerca de duas horas, poucas espécies  foram vistas, como o local do preparo do almoço era muito perto da cascata, o barulho era grande, apenas um João-Porca foi escutado, ou talvez por que dali em diante  a prioridade do pessoal já não era mais as aves e sim o almoço. A fome já dava as caras! Brincadeira minha, a prioridade sempre são aves, não importando o horário. Outra coisa marcante em nossas saídas a campo, além é claro das aves, amizade, fotografia e contato  com a natureza, é a gastronomia, acho eu que se os alados não dessem as caras não ficaríamos tristes, foram várias saídas que ela foi destaque, e nessa não foi diferente, azar do pessoal que não pode ficar, aproveito para agradecer o amigo Astor pelo almoço. Estava 10!  Ia esquecendo de agradecer o Morci pela cuca. Valeu Morci!
    E assim mais uma de nossas saídas para observar aves se encerra, conseguimos algumas boas fotos, aquele  necessário contato com a natureza se enquadrando nisso cachoeiras trilhas e aves, também a prática da ciência cidadã, já que foi postado a lista de espécies da localidade no E-bird, não podemos esquecer da gastronomia, ou seja, sábado perfeito. Obrigado pessoal!




Da esq. p/ dir. Tiago Diedrich, Morci Schmidt, Irene Gabriel, Astor Gabriel, André Picoli, Alexandre Picoli, Isabel Spaniol, Mateus Lorenzon e Cleberton Bianchini
                    As espécies destaque do dia noficaram para a enorme quantidade de Saíra-de-Papo-Preto, o Abre-Asa-de-Cabeça-cinza e a Guaracava-de-Crista-Alaranjada. A lista de espécies observadas pode ser vista .Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário