1° Encontro de Grupos e Clubes de Observadores de Aves do Estado do RS

          Durante o final de semana dos dias 8 e 9 de outubro, ocorreu o primeiro encontro gaúcho de representantes de grupos e clubes de observadores de aves do Estado. O encontro foi realizado no Parque Estadual da Quarta Colônia, em Agudo. Estiveram presentes 15 representantes dos grupos e de praticamente todas as regiões, sendo elas Porto Alegre, Vales do Taquari e Rio Pardo, Missões, Planalto Médio, Fronteira Oeste (Uruguaiana), Vale do Caí, região sul (Rio Grande e Pelotas) e Bagé, além de nossos anfitriões da região Central (Santa Maria). 
           O principal objetivo do encontro era o estreitamento dos laços entre os diversos núcleos regionais afim de aproximar os observadores espalhados pelo Estado, visando futuras ações e atividades em conjunto. Ficou definido neste final de semana que trabalharemos em conjunto para a criação de uma entidade Estadual (com nome ainda não definido, mas que possivelmente será chamada de COA-RS) para unir nossa atuação e estabelecer objetivos e metas, além de tentar realizar um regramento das atividades a fim de unirmos esforços. Inicialmente, esta entidade será começada de maneira informal mas que atenda os objetivos definidos na reunião. A criação de um estatuto foi substituída por um protocolo ou carta de intenções, em que os principais desideratos da associação estarão relacionados. Sendo os objetivos: integração dos grupos regionais; divulgação da atividade de observação de aves no Estado, identificação de locais para observação (sendo eles conhecidos ou não); criação de um site Estadual que congregue todos os núcleos regionais sendo que os mesmos deverão alimentá-lo; realização de saídas em conjunto visando a integração dos grupos e a possibilidade de realização de um evento a nível Estadual (sem data definida mas que provavelmente ocorrera na primavera de 2017). O local inicial para o evento ficou acertado que seria em Porto Alegre, devido a infraestrutura da cidade e as facilidades de organização de um evento. Para auxílio nesta última atividade ficou acertado que conversaremos com o Sr. Guto Carvalho (responsável pelo Avistar Brasil) no início do próximo mês. Neste sentido, os núcleos regionais devem enviar perguntas e sugestões para este encontro, sendo que ainda não foi definido que será a pessoa que irá conversar com o mesmo. Temos trabalho a fazer e num futuro próximo teremos bons ventos soprando para o Estado.
       Como loucos por passarinhos que somos, também realizamos observações no sábado a noite e domingo pela manhã. A lista completa pode ser conferida aqui. Avistamos muitas espécies, reflexo do potencial do local. Os destaques ficaram para Ramphastus toco (tucanuçu) que passou sobrevoando a área, Euphonia cyanocephala (gaturamo rei) que deu um show se exibindo e cantando demais e para a Myiopagis viridicata (guaracava de crista alaranjada) que deixou a galera endoidecida.
           O final de semana acabou, mas deixou a certeza que nos veremos em breve e que a mudança começa quando nossas intenções se transformam em ações. Temos um longo e maravilhoso caminho pela frente, e que venha com muitas amizades e passarinhos.
          
Representantes dos diversos grupos e clubes na reunião do sábado. Fotografia de Gilberto Sander Muller.

Pessoal observando um pouco no domingo pela manhã. Fotografia de Pedro Sessegolo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Observação de aves no RVS Banhado dos Pachecos

Coa Vales no Parque Estadual do Tainhas.

Lagoa do Coração - Rio Pardo/RS