segunda-feira, 10 de outubro de 2016

1° Encontro de Grupos e Clubes de Observadores de Aves do Estado do RS

          Durante o final de semana dos dias 8 e 9 de outubro, ocorreu o primeiro encontro gaúcho de representantes de grupos e clubes de observadores de aves do Estado. O encontro foi realizado no Parque Estadual da Quarta Colônia, em Agudo. Estiveram presentes 15 representantes dos grupos e de praticamente todas as regiões, sendo elas Porto Alegre, Vales do Taquari e Rio Pardo, Missões, Planalto Médio, Fronteira Oeste (Uruguaiana), Vale do Caí, região sul (Rio Grande e Pelotas) e Bagé, além de nossos anfitriões da região Central (Santa Maria). 
           O principal objetivo do encontro era o estreitamento dos laços entre os diversos núcleos regionais afim de aproximar os observadores espalhados pelo Estado, visando futuras ações e atividades em conjunto. Ficou definido neste final de semana que trabalharemos em conjunto para a criação de uma entidade Estadual (com nome ainda não definido, mas que possivelmente será chamada de COA-RS) para unir nossa atuação e estabelecer objetivos e metas, além de tentar realizar um regramento das atividades a fim de unirmos esforços. Inicialmente, esta entidade será começada de maneira informal mas que atenda os objetivos definidos na reunião. A criação de um estatuto foi substituída por um protocolo ou carta de intenções, em que os principais desideratos da associação estarão relacionados. Sendo os objetivos: integração dos grupos regionais; divulgação da atividade de observação de aves no Estado, identificação de locais para observação (sendo eles conhecidos ou não); criação de um site Estadual que congregue todos os núcleos regionais sendo que os mesmos deverão alimentá-lo; realização de saídas em conjunto visando a integração dos grupos e a possibilidade de realização de um evento a nível Estadual (sem data definida mas que provavelmente ocorrera na primavera de 2017). O local inicial para o evento ficou acertado que seria em Porto Alegre, devido a infraestrutura da cidade e as facilidades de organização de um evento. Para auxílio nesta última atividade ficou acertado que conversaremos com o Sr. Guto Carvalho (responsável pelo Avistar Brasil) no início do próximo mês. Neste sentido, os núcleos regionais devem enviar perguntas e sugestões para este encontro, sendo que ainda não foi definido que será a pessoa que irá conversar com o mesmo. Temos trabalho a fazer e num futuro próximo teremos bons ventos soprando para o Estado.
       Como loucos por passarinhos que somos, também realizamos observações no sábado a noite e domingo pela manhã. A lista completa pode ser conferida aqui. Avistamos muitas espécies, reflexo do potencial do local. Os destaques ficaram para Ramphastus toco (tucanuçu) que passou sobrevoando a área, Euphonia cyanocephala (gaturamo rei) que deu um show se exibindo e cantando demais e para a Myiopagis viridicata (guaracava de crista alaranjada) que deixou a galera endoidecida.
           O final de semana acabou, mas deixou a certeza que nos veremos em breve e que a mudança começa quando nossas intenções se transformam em ações. Temos um longo e maravilhoso caminho pela frente, e que venha com muitas amizades e passarinhos.
          
Representantes dos diversos grupos e clubes na reunião do sábado. Fotografia de Gilberto Sander Muller.

Pessoal observando um pouco no domingo pela manhã. Fotografia de Pedro Sessegolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário