segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Reserva do Particular do Patrimônio Natural da UNISC


           A RPPN da UNISC está localizada no município de Sinimbu, ficando a cerca de 50 km da cidade de Santa Cruz do Sul. A RPPN apresenta fauna e flora abundantes sendo que a área possui áreas destinadas à preservação, à pesquisa científica, a projetos de educação ambiental e ao ecoturismo. A RPPN da UNISC, com área de 221,39 hectares, foi criada por meio da Portaria nº 16, de 18 de março de 2009, publicada no Diário Oficial da União em 19 de março de 2009, dentro de uma área total de 303,69 hectares de terras, onde se localizam a sede administrativa, os campos experimentais e a própria RPPN para a preservação da natureza. Também conhecido como Salto do Rio Pardinho, o local permanecerá aberto ao público, mas com um maior controle quanto à preservação da fauna e flora local.
           O local apresenta infraestrutura com o Centro de Visitantes, onde são realizados cursos e palestras relacionadas à conservação do meio ambiente, também há a possibilidade de pernoite no local. A realização de atividades no local fica condicionada a autorização da UNISC. Maiores informações podem ser obtidas diretamente no site da RPPN
          O COA Vales já realizou atividade no local, o relato da saída pode ser conferida aqui. Além do COA POA que também realiza saídas de observação neste local.
Localização da RPPN em imagem do Google Earth Pró
          Abaixo podem ser conferidas algumas imagens do local e também de espécies que já foram avistadas na RPPN.
Vista da estrada. Fotografia: Samuel Oliveira

Vista da encosta com mato ainda bem preservado. Fotografia: Samuel Oliveira

Salto do Rio Pardinho. Fotografia: Samuel Oliveira

Ictinia plumbea (sovi). Fotografia: Samuel Oliveira

Pulsatrix koeniswaldiana (Murucututu de barriga amarela. Fotografia: Samuel Oliveira

Pachyramphus castaneus (caneleiro). Fotografia: Samuel Oliveira
Maiores informações sobre o local, podem contatar o integrante (Samuel Oliveira) do COA Vales de Santa Cruz do Sul que já realizou trabalhos por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário