sábado, 26 de maio de 2018

Saída a campo para Piquiri - Encruzilhada do Sul

Vista da localidade de Arroio Piquiri                                                 Foto Cleberton Bianchini
   
     Nesse mês de abril pegamos a estrada mais uma vez atrás dos seres alados, e desta vez escolhemos  a localidade de Arroio Piquiri no município de Encruzilhada do Sul para um dia intenso de observação de aves e aquele necessário contato com a natureza e depois de tentativas frustradas no passado, desta vez  tudo deu certo e com um belo sábado de sol seguimos Piquiri adentro.
     Norteados com o suposto avistamento do raríssimo Cardeal Amarelo, por moradores locais, e com a esperança de poder avista-lo, o grupo seguiu bem animado, já que o ambiente  é bem parecido com o local da ocorrência da espécie P.E. do Espinilho e que não muito longe dali haviam redescoberto a espécie a poucos anos atrás.
   
Os participantes da saída esquerda para direita: Alexandre, Morci, Astor, os anfitriôes João e Rodrigo, Michel e Cleberton    Foto Rodrigo Azambuja
 
     Rumamos então a fazenda do possível avistamento do Cardeal, antes já observávamos algumas espécies interessantes como o Bico-Duro e a Saracura-Três-Potes. Chegamos no local e haviam bandos enormes de Tiribas ( Encruzilhada é a Meca da espécie) e Caturritas em um eucalipto, qualquer coisa mais amarelada que se observava já se passava um filme na cabeça, mas já adianto, nem sinal do bicho durante todo o dia. Ali avistamos Guaracava-de-Bico-Curto, Balança-Rabo-de-Máscara, mais Bico-Duro um casal de Arredio-Oliváceo 


Uma pequena fração de um enorme bando                             Foto Alexnadre Picoli


Tiriba-de-Testa-Vermelha                     Foto Alexandre Picoli


Bico-Duro                                                             Foto Alexandre Picoli


Arredio-Oliváceo                           Foto Alexandre Picoli

Guaracava-de-Bico-Curto                                     Foto Alexandre Picoli
     Seguimos adiante entre pastagens e campos de Espinilhos. Uma bela paisagem! Paramos a beira de um córrego e seguimos por sua mata ciliar, onde poucas espécies foram avistadas, entre elas um Veado que se deslocava rapidamente na borda do campo e se embrenhou na mata logo ao nosso lado. Várias Borboletinhas-do-Mato, Trepador-Quiete, Sabiá-Coleira, Saíra-Preciosa foram avistadas ou escutadas. Na saída da mata nos deparamos com um bando de Asas-de-Telha junto a eles havia um único Chupim-Azeviche que vocalizava muito . Permanecemos ali onde lanchamos e depois do descanso, seguimos.

Espinilho                                                   Foto Alexandre Picoli


Sabiá-do-Campo                                                Foto Morci Schmidt

Veado não identificado                         Foto Morci Schmidt

Chupim-Azeviche                                               Foto Alexandre Picoli

Trepador-Quiete                          Foto Alexandre Picoli


Trepadorzinho                  Foto Alexandre Picoli

      Depois de uma outra parada  onde apareceram mais ou menos as mesmas espécies de aves da outra mata, retornamos dali e observando o que aparecia no caminho. Perto de  uma carcaça bovina vários Urubus-de-Cabeça-Preta se juntavam para o almoço. Segundo o anfitrião João, a carcaça era fruto de abigeato ocorrido poucos dias antes, e por isso da importância de ter no grupo sempre alguém que conheça a localidade visitada. O joão e o Rodrigo percorreram o Piquiri um dia antes da saída avisando o pessoal local de nossa futura presença. Vai que.....

Bando de Urubus                                                 Foto Alexandre Picoli

Mariquita                                                      Foto Morci Schmidt


       Mas a frente paramos em uma propriedade abandonada para tentar alguns Beija-Flores já que a florada de algumas árvores chamaram nossa atenção ao longe. Nada de Beija- Flores mas serpentes avistamos duas.


Cobra não identificada.                               Foto Alexandre Picoli
       Adiante paramos na fazenda de um parente do João onde já  foi fotografado o Papagaio-Charão, mas não os encontramos. Antes disso no caminho fotografamos mais alguns bichos interessantes como o Canário-do-Campo.  Dali fomos até um banhado próximo, onde escutamos a Sanã-Parda, mas como já se passava das 16:00 horas resolvemos encerrar  os trabalhos por ali mesmo e nos encaminhar.

Canário-do-Campo                                                 Foto Cleberton Bianchini

Saracuruçu                                Foto Alexandre Picoli

Sabiá-do-Campo                         Foto Alexandre Picoli

Suiriri-Cavaleiro                    Foto Alexandre Picoli

Início da manhã.                                   Foto Rodrigo Azambuja
     Tivemos um sábado  pra lá de proveitoso, conhecemos um local a muito pretendido onde saímos com aquela  ótima sensação de contato com a natureza renovada  e também colocamos em pratica a ciência cidadã, participando com listas de espécies mandadas para o Global Big day e colaborando assim com o evento. As listas você pode conferir aqui (Lista 1 e Lista 2).

                        Abraço até mais!

2 comentários:

  1. Muito legal essa saída no Bioma Pampa gurizada e fico feliz em saber que andaram por perto de minha querência! Uma hora, quem sabe, combinamos uma saída em áreas de várzea e planícies alagadas de minha Cachoeira do Arrozais!! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Seria incrível, arrozais sempre rendem bons registros! Abraço e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir