Saída a campo para Piquiri - Encruzilhada do Sul

Vista da localidade de Arroio Piquiri                                                 Foto Cleberton Bianchini
   
     Nesse mês de abril pegamos a estrada mais uma vez atrás dos seres alados, e desta vez escolhemos  a localidade de Arroio Piquiri no município de Encruzilhada do Sul para um dia intenso de observação de aves e aquele necessário contato com a natureza e depois de tentativas frustradas no passado, desta vez  tudo deu certo e com um belo sábado de sol seguimos Piquiri adentro.
     Norteados com o suposto avistamento do raríssimo Cardeal Amarelo, por moradores locais, e com a esperança de poder avista-lo, o grupo seguiu bem animado, já que o ambiente  é bem parecido com o local da ocorrência da espécie P.E. do Espinilho e que não muito longe dali haviam redescoberto a espécie a poucos anos atrás.
   
Os participantes da saída esquerda para direita: Alexandre, Morci, Astor, os anfitriôes João e Rodrigo, Michel e Cleberton    Foto Rodrigo Azambuja
 
     Rumamos então a fazenda do possível avistamento do Cardeal, antes já observávamos algumas espécies interessantes como o Bico-Duro e a Saracura-Três-Potes. Chegamos no local e haviam bandos enormes de Tiribas ( Encruzilhada é a Meca da espécie) e Caturritas em um eucalipto, qualquer coisa mais amarelada que se observava já se passava um filme na cabeça, mas já adianto, nem sinal do bicho durante todo o dia. Ali avistamos Guaracava-de-Bico-Curto, Balança-Rabo-de-Máscara, mais Bico-Duro um casal de Arredio-Oliváceo 


Uma pequena fração de um enorme bando                             Foto Alexnadre Picoli


Tiriba-de-Testa-Vermelha                     Foto Alexandre Picoli


Bico-Duro                                                             Foto Alexandre Picoli


Arredio-Oliváceo                           Foto Alexandre Picoli

Guaracava-de-Bico-Curto                                     Foto Alexandre Picoli
     Seguimos adiante entre pastagens e campos de Espinilhos. Uma bela paisagem! Paramos a beira de um córrego e seguimos por sua mata ciliar, onde poucas espécies foram avistadas, entre elas um Veado que se deslocava rapidamente na borda do campo e se embrenhou na mata logo ao nosso lado. Várias Borboletinhas-do-Mato, Trepador-Quiete, Sabiá-Coleira, Saíra-Preciosa foram avistadas ou escutadas. Na saída da mata nos deparamos com um bando de Asas-de-Telha junto a eles havia um único Chupim-Azeviche que vocalizava muito . Permanecemos ali onde lanchamos e depois do descanso, seguimos.

Espinilho                                                   Foto Alexandre Picoli


Sabiá-do-Campo                                                Foto Morci Schmidt

Veado não identificado                         Foto Morci Schmidt

Chupim-Azeviche                                               Foto Alexandre Picoli

Trepador-Quiete                          Foto Alexandre Picoli


Trepadorzinho                  Foto Alexandre Picoli

      Depois de uma outra parada  onde apareceram mais ou menos as mesmas espécies de aves da outra mata, retornamos dali e observando o que aparecia no caminho. Perto de  uma carcaça bovina vários Urubus-de-Cabeça-Preta se juntavam para o almoço. Segundo o anfitrião João, a carcaça era fruto de abigeato ocorrido poucos dias antes, e por isso da importância de ter no grupo sempre alguém que conheça a localidade visitada. O joão e o Rodrigo percorreram o Piquiri um dia antes da saída avisando o pessoal local de nossa futura presença. Vai que.....

Bando de Urubus                                                 Foto Alexandre Picoli

Mariquita                                                      Foto Morci Schmidt


       Mas a frente paramos em uma propriedade abandonada para tentar alguns Beija-Flores já que a florada de algumas árvores chamaram nossa atenção ao longe. Nada de Beija- Flores mas serpentes avistamos duas.


Cobra não identificada.                               Foto Alexandre Picoli
       Adiante paramos na fazenda de um parente do João onde já  foi fotografado o Papagaio-Charão, mas não os encontramos. Antes disso no caminho fotografamos mais alguns bichos interessantes como o Canário-do-Campo.  Dali fomos até um banhado próximo, onde escutamos a Sanã-Parda, mas como já se passava das 16:00 horas resolvemos encerrar  os trabalhos por ali mesmo e nos encaminhar.

Canário-do-Campo                                                 Foto Cleberton Bianchini

Saracuruçu                                Foto Alexandre Picoli

Sabiá-do-Campo                         Foto Alexandre Picoli

Suiriri-Cavaleiro                    Foto Alexandre Picoli

Início da manhã.                                   Foto Rodrigo Azambuja
     Tivemos um sábado  pra lá de proveitoso, conhecemos um local a muito pretendido onde saímos com aquela  ótima sensação de contato com a natureza renovada  e também colocamos em pratica a ciência cidadã, participando com listas de espécies mandadas para o Global Big day e colaborando assim com o evento. As listas você pode conferir aqui (Lista 1 e Lista 2).

                        Abraço até mais!

Comentários

  1. Muito legal essa saída no Bioma Pampa gurizada e fico feliz em saber que andaram por perto de minha querência! Uma hora, quem sabe, combinamos uma saída em áreas de várzea e planícies alagadas de minha Cachoeira do Arrozais!! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Seria incrível, arrozais sempre rendem bons registros! Abraço e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Observação de aves no RVS Banhado dos Pachecos

Coa Vales no Parque Estadual do Tainhas.

PARTICIPAÇÃO DO COA VALES NO FESTIVAL DO FESTIVAL DO PAPAGAIO CHARÃO E PAPAGAIO DO PEITO ROXO